segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Venda de serviços de fisioterapia em sites coletivos está proibida


A venda de pacotes de serviços de fisioterapia e terapia ocupacional, por meio de sites de compras coletivas foi proibida pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito). A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta quarta-feira (24). Segundo informações do Coffito, até o momento, não foi registrada nenhuma morte ou problema de saúde grave devido à venda indiscriminada dos serviços. No entanto, a ideia é fazer um trabalho preventivo.

A Resolução nº 391, de 18 de agosto de 2011, alerta que nessas ofertas os usuários podem adquirir um procedimento sem a avaliação de um profissional. Segundo o presidente do Coffito, Dr. Roberto Cepeda, a comercialização desses pacotes sem diagnóstico pode por em risco a saúde dos indivíduos. “É uma questão de saúde. O profissional deve fazer primeiro uma avaliação e, só depois, indicar o tratamento mais adequado”, explica. 

Entre os tipos mais comuns de tratamentos oferecidos nos sites de vendas coletivas estão a drenagem linfática, radiofrequência e a aplicação de Manthus. A fiscalização será realizada pelos Conselhos Regionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefitos) e por meio de denúncias. O CrefitoSP solicita aos profissionais do Estado de São Paulo que se abstenham de oferecer seus serviços em sites de compra coletiva, cumprindo o determinado na Resolução do Coffito. A punição para quem desrespeitar a resolução vai de advertência até a suspensão do exercício profissional.


Imagem: internet.

"Como fisioterapeuta, admiro e parabenizo a decisão do Coffito. Um tratamento só pode ser prescrito após uma avaliação, e até mesmo os mais aparentemente inofensivos possuem contra-indicações. Cuidar de pessoas é algo sério e não deve ser banalizado."