segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Hábitos de vida e a Tradição Chinesa


Que o estresse tem consumido nosso tempo e prejudicado nossos hábitos de vida, isso muitos sabem, mas quantos já se perguntaram o quanto isso afeta a nossa saúde a longo prazo?

Segundo a Medicina Chinesa, possuímos uma Essência que é doada pelos nossos pais, conhecida também por Energia Ancestral, ou Jing Pré Celestial.

Mas para o funcionamento adequado do nosso organismo, precisamos da interação desta com a Essência Adquirida, ou Jing Pós Celestial, obtida através da nossa alimentação e respiração. 
Uma boa alimentação e um bom condicionamento cardiorrespiratório (adquirido através de exercícios), que proporciona uma distribuição de oxigênio pelo corpo mais eficaz, garantem um bom Jing adquirido.

Essa Essência pode ser comparada a uma vela: a hereditariedade responsabiliza-se pelo diâmetro, enquanto nossos hábitos pela queima. E como toda vela, aquilo que se perde não se recupera.

Má alimentação, noites mal dormidas, sentimentos que nos consomem, vícios, excesso de trabalho; todos são fatores que aceleram a perda da nossa Essência.

Esse fato é visualizado ao lembrarmos em como ficam as pessoas  em fase terminal de uma doença. Temos a nítida impressão de que a Essência dessa pessoa está se esvaindo. E realmente é isso que acontece; é a vela se apagando.

A Acupuntura pode auxiliar no equilíbrio energético do nosso organismo, fisiologicamente e emocionalmente; porém ter bons hábitos é fundamental para uma boa saúde.

Lembre-se: somos aquilo que comemos, que pensamos, e o que queremos ser! 
Portanto, busque o equilíbrio para uma saúde melhor.