quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Fisioterapia e a solicitação de exercícios domiciliares

Essa semana estava aguardando minha consulta na recepção de uma clínica médica e não pude deixar de ouvir duas pessoas conversando. E o assunto era a fisioterapia e os exercícios domiciliares.

A pessoa em questão dizia que essa solicitação domiciliar era incabível porque o seu tempo era precioso e não podia desperdiçá-lo fazendo aquilo que o fisioterapeuta pedia. 

E infelizmente na minha prática clínica me deparei com muitos que pensavam dessa maneira. Então eu pergunto: a sua saúde não vale o desperdício do seu tempo?

Sinceramente, acho que falta conscientização da população mas também explicação por parte do profissional do porque fazer os exercícios solicitados.

Particularmente, evito uma sobrecarga de exercícios para casa porque sei que quando demanda muito tempo, poucos fazem; além da possibilidade de fazerem errado, compensando músculos, ligamentos, tendões e articulações, e prejudicando ainda mais o problema. 

Mas sempre indico orientações, que devem ser seguidas. E a explicação é muito simples: não importa a frequência e o tempo da  sessão, as horas restantes serão sempre maiores.

Todo o trabalho feito em 5 horas semanais pode ser perdido quando o indivíduo passa 20 horas nessa mesma semana, por exemplo, em uma posição ou atividade prejudicial. E sem essa conscientização a população estará cada vez mais fadada as doenças e dores crônicas.


O maior exemplo é o tempo que passamos em frente ao computador e a postura que adotamos.
A sobrecarga nesse caso não é só na coluna, como muitos pensam, mas também em ombros, cotovelo e punhos. Além de comprometer a musculatura das pernas, que ficam muito tempo em uma mesma posição.

Não dar continuidade a um tratamento solicitado pelo fisioterapeuta em casa funciona mais ou menos como ir a academia 2 horas por dia, todos os dias, mas alimentar-se de forma totalmente inapropriada no restante do tempo. Ou ir ao médico e não usar a medicação prescrita.

Por isso, coloquem sua saúde sempre em primeiro lugar.
E profissionais, expliquem a importância daquilo que se pede. Isso facilita a adesão. Mas cuidado: mudanças comportamentais dependem de cada um, e explicar os benefícios de algo não muda a concepção de ninguém. O importante é atentar-se a estratégias motivadoras (ver mais em: http://www.fisioterapianatalia.blogspot.com/2011/03/para-seguir-um-tratamento-preocupe-se.html).

Fica a dica!

Imagem: internet.