terça-feira, 8 de novembro de 2011

Você sabe o que é estabilização segmentar?

A estabilidade segmentar consiste em deixar um segmento do corpo, como a coluna, estável. Mas o que é isso?

Estabilidade é um processo dinâmico que envolve três sistemas do nosso corpo: o ativo, o passivo e o neural.

O sistema ativo é constituído de músculos e tendões, responsáveis pelo suporte e rigidez gerado nas articulações para sustentar as forças que impomos ao nosso corpo. É dividido em local e global.
O sistema ativo local é composto de pequenos músculos ligados às vértebras, que promovem estabilidade da coluna e controle do movimento. Já o global é constituído de músculos de grande torque (força X braço de alavanca) não ligados a coluna.

O sistema passivo é formado pelas vértebras, discos, articulações, ligamentos. Esse sistema é responsável pela maior parte da estabilidade de uma articulação, já que limita a amplitude do movimento evitando exacerbações, como uma hiperextensão do joelho ou cotovelo.

O sistema neural é formado pelo sistema nervoso central (SNC) e sistema nervoso periférico (SNP), ou seja, encéfalo, medula espinhal e nervos.Esse sistema coordena as contrações musculares, sendo responsável pelo controle motor.

Se uma pessoa possui alinhamento postural na posição estática, conseguido através de estabilidade, as contrações musculares se tornam mais eficazes e os movimentos são realizados de forma suave, controlada e sem tensões ou compensações.

Normalmente os músculos responsáveis por estabilizar a coluna devem manter-se levemente contraídos  (ativados) para promover a estabilização. Mas diversos processos fazem com que o indivíduo perca essa capacidade, já que os músculos ficam fracos e atrofiam com o sedentarismo ou processos de lesões e dor. E o segmento lombar é o mais acometido, já que absorve grande parte do impacto gerado na coluna no nosso dia-a-dia.

Estudos já comprovam por exemplo que os multífidos, músculos da coluna responsáveis pela ESV, atrofiam em processos de dor como lombalgia e hérnia discal, e essa má funcionalidade gerada pela fraqueza é responsável pela recorrência da dor. E ganho de força muscular não é suficiente para cessar esse processo, já que apenas resistência é profilaxia para dor.
Mas como o fisioterapeuta promove a estabilização segmentar lombar (ESL)?
Atuando no sistema ativo, e indiretamente, no sistema passivo e neural.

A ES é subdividida em 3 fases:
1ª - Cognitiva - o paciente aprende de forma consciente a contrair os músculos responsáveis pela ES
2ª - Associativa - junto com essa contração consciente movimentos são realizados de forma controlada
3ª - Automatismo - o paciente é capaz de realizar todas as atividades diárias mantendo os músculos que estabilizam a lombar ativados.

Uma vez mantido o automatismo com a prática diária do aprendizado e exercícios que beneficiem a postura, a recorrência de dor e lesões será mínima.


Tranverso do abdome, multífidos (eretor da espinha) e quadrado lombar - principais músculos envolvidos na ESL.
Oblíquo externo, reto do abdome, reto femoral, glúteo médio e glúteo máximo - músculos secundários envolvidos na ESL.
(Clique na imagem para ampliar)

Fonte: Estabilização Segmentar da coluna lombar nas lombalgias: uma revisão bibliográfica e um programa de exercícios. Fisioterapia e Pesquisa, v15, n2, p 200-206, Abr/Jun 2008.


Imagem: internet.