sexta-feira, 16 de março de 2012

Pilates e Abdominais: quando exercícios fundamentais podem se tornar tão perigosos?

A base para qualquer tratamento de dor lombar (lombalgia) é o fortalecimento abdominal. 
Mas então por que esses exercícios, fundamentais nesse tipo de tratamento, podem ser também os causadores de dor ou até mesmo ocasionarem um problema maior como hérnia discal?
A resposta está na execução. Mas vamos por partes.

A maioria das lombalgias ocorrem por tensão da musculatura profunda da coluna, tão sobrecarregada no dia-a-dia, principalmente quando passamos horas em posturas inadequadas.
Somando-se a essa rigidez muscular por tensão a falta de força e flexibilidade, tão comuns nas pessoas sedentárias, temos a receita ideal para um problema incapacitante que acomete uma grande parte da população. 

       
Músculos que sustentam a lombar.

Os músculos fracos e rígidos não promovem sustentação, estabilidade nem mobilidade para a coluna. E são esses fatores, acrescentados na maior parte das vezes pela má postura, responsáveis pelos quadros de dor idiopática, protusão e hérnia discal.

Mas onde entram os abdominais?

Alguns desses músculos estabilizam a coluna. Eles funcionam como uma cinta, fornecendo pressão para que haja mobilidade sobre estabilidade.

Porém, o famoso reto abdominal, tão exercitado indiscriminadamente, não é o responsável por esse processo. E muitas vezes os músculos do quadril auxiliam o movimento, diminuindo a eficácia do fortalecimento e aumentando a sobrecarga lombar (nas imagens abaixo, exemplo de abdominais que exigem força de outros músculos não relacionados).

Para obter a estabilidade que nos protege da dor e lesões, é preciso ativar o músculo transverso do abdome (imagem abaixo), que faz parte do CORE ou Cinturão de Força, usado durante a realização do Pilates.


E no fortalecimento abdominal, pensar nos oblíquos, que aumentam a pressão intra abdominal, assim como o transverso, estabilizando a lombar.
Exemplo de fortalecimento de oblíquos comumente utilizado no Pilates.

Mas então não se deve fortalecer o reto abdominal?

Claro que sim! Para se ter uma vida saudável é preciso equilíbrio. E fortalecer apenas alguns músculos, enquanto os outros permanecem fracos, não faz parte de uma condição equilibrada.

Mas a execução correta é fundamental para não haver predisposição a lesões. E isso durante qualquer exercício.

Esse é o motivo de após tantos estudos os adeptos do Pilates "moderno" solicitarem a pelve neutra durante a prática. Esse posicionamento, além de estabilizar a lombar, mantém os discos em uma posição sem pressão, não permitindo uma carga excessiva desnecessária na região.

Na imagem acima, pelve anteriorizada, neutra e posteriorizada, respectivamente.

Exemplo de pelve neutra mantendo a postura adequada enquanto sentado.

Durante o exercício, pelve anteriorizada, posteriorizada e na posição correta, neutra, respectivamente.

Na imagem acima, visualização de como a anteriorização da pelve aumenta a curvatura da lombar e comprime os discos posteriormente.

E para finalizar, visualização de como uma alteração na posição da pelve afeta a musculatura, que por sua vez afeta articulações.

Sendo assim, pode-se notar que a importância dos abdominais durante o Pilates é proporcional ao posicionamento adequado da pelve. Porque uma pelve desalinhada provoca sobrecargas que tornam os exercícios, principalmente os abdominais, extremamente prejudiciais.

Apenas uma aplicação fundamentada na biomecânica do corpo proporciona uma execução correta e eficaz.

Imagens: internet.