segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Pilates e a Postura


Muitos já ouviram falar quanto o Pilates contribui para uma melhora na postura. Mas poucos entendem como realmente ocorre esse mecanismo.
Antes de mais nada é importante frisar que uma postura incorreta não trás conseqüências apenas  à estética, mas também prejudica a respiração e provoca um excesso de tensão em músculos e ligamentos predispondo o indivíduo a lesões.
Infelizmente esse risco acaba sendo maior na região lombar uma vez que a sobrecarga nessa região é muito grande e ainda maior quando adota-se uma postura inadequada. Lesões nessa região diminuem drasticamente a funcionalidade do indivíduo, podendo levar ao sedentarismo que se mantido apenas piora o quadro da doença.
Os exercícios do Pilates são realizados visando flexibilidade e resistência muscular mas sempre associados a uma postura adequada, com ombros e pelve (região do quadril) alinhados e estrategicamente posicionados assim como ativação constante de músculos essenciais para o bom alinhamento corporal.
Sabe-se hoje que a ativação em conjunto desses músculos, que chamamos de CORE, Power House ou Centro de Força são fundamentais para a prevenção de lesões na coluna, como protrusão discal ou hérnias de disco.
Sendo assim, os exercícios de Pilates são extremamente benéficos na correção postural, o que não apenas previne o risco de lesões como também melhora nossa respiração e diminui o gasto de energia durante as atividades, minimizando ou eliminando as dores e o cansaço.
Foto: Internet

 - ESTA MATÉRIA FOI PUBLICADA NO JORNAL METROPOLITANO, NA SESSÃO INFORMATIVA SOBRE SAÚDE.
CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIÁ-LA.