terça-feira, 19 de abril de 2011

Exercícios X Boa postura

É difícil entender a importância de realizar exercícios e manter uma boa postura durante os mesmos e no dia-a-dia para evitar dores e lesões. Porém mais difícil ainda é entender por que não fazer apenas um ou outro.

Manter uma boa postura com eficácia, ou seja, com pouco gasto energético e sem sentir dores é extremamente difícil, senão impossível, quando não temos força muscular e flexibilidade suficiente para tal. E é nesse momento que se torna óbvia a importância do exercício físico.

Costumo usar o exemplo da postura ereta quando estamos sentados. Sem força em extensores de tronco (músculos das costas), tendemos a curvar os ombros para frente porque a musculatura simplesmente entra em fadiga, além de sentirmos dor (Imagem 1). Mas essa postura curvada é prejudicial pela sobrecarga que provoca em articulações e, embora alivie o cansaço, predispõe a lesões. A estabilidade da coluna também é importante para mantermos a postura sentada sobre os ísquios (sobre as nádegas) e não sobre o sacro (quando escorregamos o corpo para frente) (Imagem 2).
       
  
Imagem 1

Imagem 2

Mas ao fazer um exercício é comum acharmos que a força e flexibilidade adquiridas são suficientes por si só para nos proteger de dores e lesões, e isso não é verdade. Se analisarmos bem, passamos muito mais tempo do nosso dia em outras atividades que não o exercício. Se praticarmos um exercício por 2 horas diárias ainda assim teremos outras 22 horas por dia sendo gastas em posturas que se inadequadas com certeza serão prejudiciais. Nada resolve fazer exercício, ter força e flexibilidade suficiente para manter uma boa postura e simplesmente não adotá-la. Desta forma você continua sobrecarregando suas articulações, uma vez que os ganhos do exercício não estão sendo utilizados.

O Pilates é um ótimo método para trabalhar-se força e flexibilidade associadas a uma postura adequada. E todos os exercícios são realizados com o abdome contraído. Isso nada mais é do que a ativação de um músculo denominado Transverso do Abdome (vide imagem ao lado). Esse músculo tem como ação aumentar a pressão intra-abdominal (comprimindo as vísceras) e desta forma estabilizar a coluna lombar. Portanto, deve ser contraído diariamente durante todas as atividades realizadas na posição sentada ou em pé, e durante exercícios mesmo que na posição deitada. Para contrair esse músculo, basta puxar lentamente o umbigo para dentro e mantê-lo sem sentir dificuldade para respirar ou dor. E mais uma vez, manter esse músculo ativado diariamente sem praticar um exercício que promova força dos outros será apenas um coadjuvante nas dores, já que não haverá uma contração muscular eficaz de outros músculos ao realizarmos atividades em que cargas maiores das quais estamos acostumados são aplicadas, como carregar um peso, ou caminhar por mais tempo.

Portanto, pratique Pilates com um profissional, aplique o conceito de ativação do Transverso e mantenha uma boa postura no dia-a-dia!

Imagens: Internet.