quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

O frio e sua relação com as dores.

Muitos reclamam de dores no frio, e aqueles que já as tinham relatam piora. É até comum ouvir dizer que algumas pessoas sabem quando o tempo irá esfriar porque as dores começam ou intensificam-se. Mas poucos entendem como e por que o clima influencia nesse fator.
Antes de explicar essa relação, é preciso entender porque usamos gelo em lesões que ocorreram há pouco tempo (denominadas lesões agudas), como a ruptura de um ligamento ou uma simples contusão (batida, pancada).
O gelo é utilizado nesses casos porque possui ação vasoconstritora, ou seja, contrai os vasos sanguíneos da região em que é colocado. Isso é benéfico porque logo após uma lesão há rompimento de vasos que levam a um edema pelo extravasamento de sangue, e o próprio processo inflamatório (há uma inflamação sempre que algo nos agride, como uma pancada – diferente de infecção, que é quando há contaminação por vírus, bactérias ou fungos) aumenta o fluxo de sangue local para mandar células do corpo que irão reparar o dano. Através da vasoconstrição diminui-se o fluxo de sangue e consequentemente o processo inflamatório, além de diminuir uma vez que inflamação dói e também porque torna os impulsos que correm pelos nervos mais lentos.


Mas se o gelo diminui a dor e a inflamação, porque no frio sinto mais dor?           
O frio diminui a temperatura corporal porque provoca uma vasoconstrição global. Para aquecer o corpo, nossos músculos se contraem (por isso trememos quando estamos com muito frio - o tremor nada mais é do que contração seguida de relaxamento muscular repetido) e nós adotamos uma postura mais encolhida. Esses fatores nos predispõem há contraturas musculares (músculos rígidos) e dores. O frio por si só aumenta a rigidez mecânica do colágeno (tecido presente nas articulações), aumentando a rigidez articular. E o encolhimento do corpo, com diminuição da movimentação, aumenta mais ainda a rigidez e a dor, já que o movimento auxilia na produção de um líquido que lubrifica as articulações (líquido sinovial). Em longo prazo, isso gera perda de flexibilidade, e a falta de alongamento também leva a dor devido à postura inadequada da articulação.
Mas se o gelo diminui a dor nas lesões agudas, ainda não entendi por que no frio sinto mais dor.
Quando usamos gelo, aplicamos localmente, no lugar da lesão e por um tempo determinado. No frio o seu corpo todo sofre a ação da vasoconstrição, e embora a condução nervosa esteja diminuída a dor ocorre devido à rigidez.
Se você aplica gelo no joelho após uma pancada, por exemplo, depois de um tempo você não sente mais a dor da pancada, mas sente a articulação rígida, fica difícil movimentar e você sente uma dor diferente relacionada à rigidez.
Se sentir dores na coluna quando o tempo estiver frio devo aplicar gelo?
O gelo é interessante nas lesões agudas quando há inflamação. Mas se o tempo já está frio e você já sente dor, é melhor não aplicar nada.
Não posso aplicar calor então?
Não, porque caso haja um processo inflamatório o calor irá aumentá-lo e após a aplicação doerá mais.
Então o que fazer para aliviar ou suprimir minhas dores?
Exercício físico. O exercício aquece o corpo, melhorando a circulação sanguínea e assim eliminando a rigidez e a dor sem aumentar uma possível inflamação tanto quanto a aplicação de calor.
Mas é muito importante que uma postura adequada seja aliada aos exercícios, uma vez que a má postura também é prejudicial.
O Pilates é um ótimo método de tratamento, já que trabalha o aquecimento do corpo através de exercícios de força e flexibilidade através de alongamento, e ambos associados a uma postura adequada que não sobrecarregue nenhuma outra parte do corpo.

Fotos: Internet