segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Pilates e a Postura


Muitos já ouviram falar quanto o Pilates contribui para uma melhora na postura. Mas poucos entendem como realmente ocorre esse mecanismo.
Antes de mais nada é importante frisar que uma postura incorreta não trás conseqüências apenas  à estética, mas também prejudica a respiração e provoca um excesso de tensão em músculos e ligamentos predispondo o indivíduo a lesões.
Infelizmente esse risco acaba sendo maior na região lombar uma vez que a sobrecarga nessa região é muito grande e ainda maior quando adota-se uma postura inadequada. Lesões nessa região diminuem drasticamente a funcionalidade do indivíduo, podendo levar ao sedentarismo que se mantido apenas piora o quadro da doença.
Os exercícios do Pilates são realizados visando flexibilidade e resistência muscular mas sempre associados a uma postura adequada, com ombros e pelve (região do quadril) alinhados e estrategicamente posicionados assim como ativação constante de músculos essenciais para o bom alinhamento corporal.
Sabe-se hoje que a ativação em conjunto desses músculos, que chamamos de CORE, Power House ou Centro de Força são fundamentais para a prevenção de lesões na coluna, como protrusão discal ou hérnias de disco.
Sendo assim, os exercícios de Pilates são extremamente benéficos na correção postural, o que não apenas previne o risco de lesões como também melhora nossa respiração e diminui o gasto de energia durante as atividades, minimizando ou eliminando as dores e o cansaço.
Foto: Internet

 - ESTA MATÉRIA FOI PUBLICADA NO JORNAL METROPOLITANO, NA SESSÃO INFORMATIVA SOBRE SAÚDE.
CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIÁ-LA.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Por quê fazer Pilates?


Atualmente muito se sabe em relação aos benefícios do exercício físico resistido, conhecido também como anaeróbio.
No passado esse tipo de exercício era prescrito apenas para fornecer força e resistência muscular. Porém, hoje outros benefícios já são reconhecidos.
O exercício anaeróbio, assim como o aeróbio (caminhar, correr...), também auxilia no emagrecimento e melhora do condicionamento físico.
Isso acontece porque ao exigir mais do nosso corpo do que exigimos durante o dia-a-dia, seja em força ou em condicionamento cardiorrespiratório, ocorre um aumento na demanda de energia do organismo , que consequentemente aumenta nosso metabolismo (entende-se por metabolismo a soma dos processos químicos e físicos que ocorrem dentro do nosso corpo, como a queima de gorduras que leva ao emagrecimento).
Ao ter um aumento no nosso metabolismo, mobilizamos ácidos graxos livres das células, mais conhecidos por formarem o tecido adiposo (gordura). Essa moléculas são quebradas e eliminadas através das fezes, e ao reduzir a gordura do nosso corpo conseguimos diminuir também o colesterol (LDL) e por conseqüência a pressão arterial (muitas vezes relacionada a esses fatores).
Durante o exercício resistido também há um aumento no consumo de oxigênio melhorando nossa capacidade cardiorrespiratória. Essa melhora pode ser somada ao fato de que o aumento da força e resistência muscular em pernas aumenta nossa capacidade de realizar exercícios aeróbios, já que cansamos menos ao andar por longos períodos ou subir e descer escadas, por exemplo.
Mas vocês devem estar se perguntando onde entra o Pilates nisso tudo.
Simples!
Para um melhor resultado na prática do Pilates, é preciso unir os conhecimento adquiridos em estudos como fisiologia do exercício com o método propriamente dito. Sendo assim, priorizando os princípios do Pilates (concentração, controle, fluidez e precisão do movimento, ativação do centro de força - CORE ou Power House, respiração adequada e relaxamento - movimentos realizados sem sobrecarregar músculos e articulações), que nos leva a manter a qualidade e não a quantidade de um movimento específico, é possível trabalhar de forma a visar os benefícios do exercício resistido.
Através de um número adequado de séries e repetições, sustentação quando necessário, além da aplicação de resistência (através das molas dos aparelhos ou com acessórios) ou simplesmente de uma exigência maior do que aquela feita no dia-a-dia, obtém-se todos os benefícios citados acima, além de um aumento da flexibilidade (alongamento).

Para vivermos com qualidade é preciso músculos fortes e alongados assim como condicionamento físico e percentual de gordura baixo; lembrando também que o Pilates serve como método de reabilitação pelos Fisioterapeutas para diversas disfunções.
Portanto, procure um profissional qualificado que possua conhecimentos específicos  e qualificação para aplicação do método.

Foto: internet